Sinônimos: Eco com Estresse ou Stress, Ecocardiograma com Estresse, Ecoestresse, ecocardiograma sob estresse com contraste, ecocardiograma sob estresse farmacológico com Dobutamina, Dipiridamol ou Atropina
O Ecocardiograma Sob Estresse Farmacológico avalia o funcionamento do coração enquanto o paciente é submetido a uma medicação que simula o efeito de um esforço físico, como o exercício. Esse procedimento é indicado principalmente para detectar isquemias (redução do fluxo sanguíneo) em pessoas que não podem realizar esforço físico intenso ou que tenham apresentado alguma suspeita de doença cardíaca. Através do uso de medicamentos, como a dobutamina, o exame simula o esforço físico com o aumento da frequência cardíaca, possibilitando a análise do desempenho cardíaco em situações de estresse.
Orientações Gerais
- Compareça à clínica com 30 minutos de antecedência ao horário agendado para preenchimento da ficha e preparo.
- Traga documento de identificação com foto, carteira do convênio e o pedido médico original.
- Pacientes menores de 18 anos ou com alguma incapacidade deverão estar acompanhados por um responsável legal durante toda a realização do procedimento.
- Traga seus exames cardiológicos dos últimos 2 anos, acompanhados dos respectivos laudos e imagens.
- Informe a equipe médica sobre quaisquer condições de saúde pré-existentes, como alergias ou problemas cardíacos, glaucoma, asma ou problemas na próstata.
- O exame dura aproximadamente 90 minutos, incluindo o tempo de administração do medicamento e o monitoramento do coração durante todo o processo.
- Durante o exame, são feitas imagens do coração antes e após a administração do medicamento.
- O médico solicitante deverá ser consultado sobre a interrupção de medicamentos betabloqueadores como: Propranolol, Atenolol, Carvedilol, Pindolol, Nebivolol e Nadodolol, 3 dias antes do exame.
- Não suspenda qualquer medicação sem orientação, se faz uso de medicações, siga as instruções do médico sobre a necessidade de pausá-las temporariamente.
- Para os pacientes portadores de hipertensão arterial que irão suspender as medicações, caso não se sintam bem nos dias em que a medicação foi suspensa ou caso apresentem elevação da pressão arterial, devem entrar em contato com o médico solicitante do exame.
Preparo
-
- Preserve o sono na véspera do exame.
- Nas 24h que antecedem o exame, não fume e evite ingerir bebidas alcoólicas.
- Se mantenha em jejum por pelo menos 3 horas antes do exame.
- Não aplique cremes ou óleos no corpo no dia do exame.
- Compareça ao exame com um acompanhante.
- Evite a ingestão de chocolates, bebidas achocolatadas, refrigerantes, sucos, bebidas energéticas ou cafeína no dia e na véspera do exame.
- Siga as instruções médicas em relação à suspensão de medicamentos, principalmente os que afetam a frequência cardíaca.
- Esvazie a bexiga antes de entrar na sala de exames.
- Mantenha a pele da região torácica limpa e sem a aplicação de cremes ou loções, que podem interferir no exame.